sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Fotografia e Photoshop

Gostaria, então, de tratar da fotografia como manifestação artística.

Quanto se pode trabalhar numa foto no momento em que ela será criada? Quanto se pode trabalhar numa foto pronta? Com certeza, essas perguntas teriam respostas diferentes se fossem feitas há algum tempo. Responder-se-ia, antigamente, que a foto só poderia ser trabalhada no momento da sua concepção ou revelação. Atualmente, com advento da fotografia digital, qualquer pessoa pode modificar uma foto a qualquer momento. Habemus photoshop! Nada mais é impossível depois dele.

E onde há mais arte: numa fotografia trabalhada apenas na criação ou numa entalhada ao photoshop? Essa é a pergunta difícil de se responder. É indiscutível que a foto concebida por um artista fotógrafo, aquela foto cuja iluminação, ângulo, brilho, modelos e/ou locais e etc são captados pelo olhar e sensibilidade humana, é magnífica. Mas o processo de modificação e enriquecimento de fotografias no photoshop também necessita de olhar e sensibilidade artistica para que seu resultado seja plástico. Portanto, o que determina o teor artístico de um trabalho é o quanto de arte existe no seu executor, opere ele um programa de computador ou uma máquina fotográfica.

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